quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Haja imBRÓGlio!

Car@s leitores,

Dei-me ao trabalho de escrever este post apenas para comunicar o nascimento de um ser de longa e movimentada gestação.

Em 2006, criei meu primeiro blog. Em virtude de minha preguiça colossal e mania de protelação crônica, jamais escrevi uma única letra no mesmo. E, após algum tempo, abandonei-o por completo. Vejo agora que isso pode até mesmo, por um lado, ter sido providencial. Pois, cá estou hoje, com idéias – oxalá – mais maduras e equilibradas; correndo um risco menor de sofrer futuras vergonhas acerca do que eu venha a expressar neste espaço.

Há uns 5 meses, se não me engano, a idéia de parir um blog retornou com força total. Pessoas, algumas talvez sem o saber, acompanharam esta gestação e ajudaram no pré-natal. Gelvane Fonseca (o homem mais maravilhoso do mundo, por acaso meu futuro esposo), o qual, com admirável paciência, aguentava-me relatando longamente minhas idéias para isto aqui – este belo rapaz também dividirá comigo a autoria de vários posts (beijo, amor!).

Sem esquecer meus amigos, e agora colegas de “blogueiragem”: Daniella Virmes (que ajudou na escolha desta plataforma), Zaine (que ajudou a escolher o título menos tosco para batizar este rebento, dentre os vários nomes que habitavam minha mente bizarra; bem como auxiliou na escolha da imagem que ilustra o cabeçalho) e Bruno Ribeiro (com o qual, em nossas longas e produtivas conversas, dividi várias das idéias que aqui figurarão).

Partilhando com alguns desses seres minha vontade de abrir este canal, ficou bem mais fácil abri-lo, já que alguns deles pegavam no meu pé, cobrando. Meu muito obrigada, fofinhos!

Apesar de ser uma cristã (saudavelmente) convicta, não pretendo deter-me aqui a escrever apenas sobre Bíblia e cristianismo, mas também sobre ciência, notícias, humor, filosofia, música, livros, filmes e reflexões do dia a dia. Não por me considerar uma autoridade em quaisquer desses temas, mas por não acreditar que tais aspectos devam, ou possam, deixar de existir na vida de um cristão, ou nela viver de forma compartimentada.

Talvez eu deva preveni-los de que aqui não encontrarão um padrão. A forma de me expressar, embora possua um estilo em sua base, apresentar-se-á sob diversas nuances, dependendo do dia em que me encontre. Por vezes, tratando de temas doutrinários. Por vezes, devocionais. Por vezes, como em um artigo. Por vezes, como em uma conversa informal. Por vezes, amenidades. Por vezes, dramas existenciais. Por vezes, com seriedade. Por vezes, com humor (um pouco ácido, talvez). Por vezes, um adventista entenderá melhor o que quero dizer. Outras vezes, será a vez do ateu ou do não-religioso. Em outras ocasiões, o tema será universal. Enfim, estão prevenidos.

Pode ser que com esse método um tanto “inconstante” eu não consiga angariar leitores cativos. Se, contudo, este ''bróg'' vier a ser um mero ponto na net, no qual neófitos, cristãos rodados, ateus, não-religiosos, religiosos de outros credos, nerds e vagabundos possam deter-se por um momento, dou-me por satisfeita, porque, né? pretensão pouca é bobagem.

Meu objetivo, acima de tudo, como questão de honra, é tentar desfazer alguns mitos que assolam o cristianismo nos círculos sociais por aí afora e nos próprios círculos cristãos. A idéia é ser fiel ao que você pode ler na descrição deste blog. Sem querer fazer marketing sensacionalista, mas o desenrolar disso chocará alguns e confortará outros. Não que eu tenha prazer em ser polêmica, só que às vezes é inevitável.

This is it. Pretendo tornar isto aqui um refúgio para os austeros e/ou, como eu, idiotas do mundo. Sua participação, seja elogiando ou descendo a lenha (com classe, always), será muito bem-vinda.

Depois de tudo isso, alguém poderá dizer: “Aff! Pra quê essa apresentação toda? É só um blog!”. Quer saber? Morra, ser das trevas. Dou início agora a este imbróglio.

Terno abraço.

6 comentários:

  1. Você pode postar, por exemplo, uma explicação sobre o nome desse blog, porque ainda não entendi...hehehe
    Estamos esperando os textos...cuidado não, vi?!

    ResponderExcluir
  2. FINALLY!!! Aguardei com ansiedade este momentoooooooo kkkkkkkkkkk
    Mas sério: to querendo mesmo ver o que vem por aí! :D

    ResponderExcluir
  3. Ouxeeee!!! kkkkkkkkkk

    Já chegaram aqui, foi? Eu nem terminei de ajeitar esse negócio aida!!!

    Como? Como? Me descobriram?

    ResponderExcluir
  4. Boneca, seu BRÓG tá bem legal, layout massa. A figura do cabeçalho é que vc pode tirar aqueles retângulos ao redor, ou colocar de forma que fique bem ajustadinho ao tamanho da imagem. Mas eu vou pesquisar como faz pra te dizer. XERU!

    ResponderExcluir
  5. OUxeee!! Juro q ontem mesmo estava perfeitamente ajustada!! Mas, valeu! quero saber como ajustar, sim. Aliás, qq sugestão q tiverem acerca do visual ou textos desta bagaça, sintam-se à vontade! xeru!! =D

    ResponderExcluir
  6. Mto massa! Até que enfim... Pode deixar que nunca me reprimirei diante de suas divagações!

    ResponderExcluir

Não se reprima.