terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Porque não suporto crentes

Há uma raça de gente que particularmente me enoja. Os crentes. Crentes são criaturinhas que julgam ser mais justas e sábias do que o restante da humanidade. Que acham que questionar é ser incrédulo. Que são faltos de misericórdia para com os que erram. Que desprezam os que não creem, e também os que creem, pensam, vestem-se ou falam de forma diferente da deles.

Até aí tudo bem. Arrogância, irracionalidade, espírito condenatório, desamor e intolerância não são “privilégios” do mundo crente. Todo o problema está nos crentes serem arrogantes, irracionais, condenadores, desamorosos e intolerantes por serem crentes.

Obviamente, você percebeu que não posso estar falando de todos os crentes. Falo do estereótipo tão comum de crente que tem apinhado o mundo com seu simplismo. Contentam-se com todo tipo de explicação ridícula que recebem de seus líderes ou de sua própria mente adestrada para satisfazer-se com a mediocridade intelectual. O pior nem é contentar-se com qualquer coisa, é contentar-se com qualquer coisa e achar que todos devem contentar-se também, senão a pessoa não é espiritual,  preocupa-se com questiúnculas, ou coisa do gênero; afinal, "sem fé é impossível agradar a Deus". Caro, colega, por favor, "va a fa napoli"! Aprende o que é na Bíblia, bem como o significado de Romanos 12:1, e não enfraquece a amizade, ok? Beijos.

Também me refiro aos crentes que creem na auto-flagelação como caminho para a salvação. Daí, esforçam-se terminantemente a não ver, não ouvir, não usar,  não falar,  não comer e não vestir qualquer coisa que lhes dê prazer, lhes deixe mais bonitos ou mais próximo das pessoas, não importa se os princípios para tais restrições estejam ou não no Livro que deveria ser sua única regra de fé e prática. Mais uma vez, o pior não é fazer, é o desprezo com que olham os que não fazem.

Refiro-me ainda aos crentes que usam de total falta de sabedoria e tato ao lidar com os outros e acham que isso é pregar o evangelho com intrepidez. Não, isso é ser um imbecil. Pregar o evangelho com intrepidez é, entre outras coisas, colocar-se firmemente ao lado do que você acredita a despeito de vaias ou aplausos. A ironia é que pessoas pensam ser mais cristãs justamente quando são mais parecidas com o diabo. Ser ríspido, condenador e intolerante são alguns dos comportamentos mais grotescos e opostos ao caráter de Cristo que podem existir.
...
Devo dizer que o rumo desde post sofreu uma brusca e violenta guinada enquanto o escrevia. Tão brusca e violenta que esmigalhou esta minha caixa craniana repleta de dejetos.

Droga! Não gosto quando a Bíblia diz coisas como: "Devemos suportar uns aos outros" (Ef4:2) e blábláblá, justamente por isso; sempre sobra pra mim. Sinto frustrar suas expectativas se você achou que este texto ia terminar por malhar bem malhado os malhadores. Compartilho de vossa frustração. Porém, é... vou ter que ir aonde este post está me levando, e, confesso, estou odiando a idéia! Mas, vamos lá...

A verdade é que há uma classe de cristãos hipócritas condenadores que não valem seus conteúdos estomacais. Outra verdade é que há outra classe de cristãos que há muito abandonaram tais práticas primitivas e encontram-se em outro nível, num estágio bem mais elevado: condenar os condenadores. Estes últimos, porém, valem tanto quanto os primeiros.

Condenar os condenadores é muito mais cool! Como todos não pensaram nisso antes? Calma aí, nem todos podem ter esse insight de saltar para um patamar mais sofisticado de condenação! É imprescindível que haja condenadores nas castas inferiores alimentando as castas superiores, do contrário os condenadores de condenadores viveriam de quê?

Crentes são pessoas que abandonaram tudo por causa de Cristo, sua única diversão é condenar pecadores. E os crentes condenadores de condenadores, então? Abandonaram tudo, até mesmo o condenar, a partir daí, passam a dedicar-se a um caminho sobremodo excelente. Porque, né? condenar condenadores não é uma condenação de verdade. "Até Cristo xingou  condenadores!" (Jargão aliviador de consciência dos que se deleitam em nutrir sua natureza carnal).

Como se não bastasse o fato de que a forma de Cristo tratar os fariseus nada tem a ver com aquilo que a maioria de nós suspeita (Duvida? Post sobre isso em breve). A questão é que enquanto olhamos para o quanto os outros estão distantes de Cristo, distancia-mo-nos dEle ainda mais. Enquanto nossa contemplação não for TODA de Cristo, não seremos muito melhores do que aqueles a quem Ele denominou de “sepulcros caiados”. Todos nós o somos. Somente a graça de Cristo para nos livrar desta condição.

É o velho -- Fariseu: “Oh, Pai, graças te dou porque não sou como este publicano...”. Cristão moderno: “Fariseu hipócrita filha-da-mãe! Oh, Pai, graças te dou porque não sou como este fariseu”. E, se eu mesma não tiver cuidado, neste exato momento, enquanto escrevo este texto, posso cair no “graças te dou porque não sou como este cristão moderno”. É o ser humano infinitamente encontrando formas de exaltação pessoal. Algumas sutis, outras nem tanto; ambas igualmente odiosas aos olhos de Cristo.

Podemos ter um vislumbre dessa nossa cafajestagem ao olharmos para a repercussão do episódio em que o jornalista Boris Casoy teve um comentário idiota e preconceituoso sobre garis, acidentalmente transmitido em rede nacional. Rapidamente, apareceram algozes de todos os lados para apedrejar o apedrejador. Neste carnaval (em todos os sentidos), o jornalista Chico Pinheiro acaba de mandar uma bela (in)direta para Boris. Nem sei se isso está dentro da ética profissional. Nem sei se Chico Pinheiro ficou de fato indignado com o comentário de Boris, ou apenas se aproveitou do azar do colega para posar de santo, já que não foi ele o flagrado. Não sei, só sei que mudar o objeto de condenação não torna um condenador melhor do que outro. Mudam-se as vítimas e os criminosos; o crime é o mesmo. Vamos todos "odiar essas pessoas que não têm amor", e a hipocrisia e a incoerência certamente nos seguirão todos os dias de nossa vida.

Mas, não me entenda mal. Não quero dizer que devamos nos tornar seres insensíveis, não nos indignando com o farisaísmo alheio. Cristo não diz que devemos deixar o cisco no olho de nosso irmão, Ele diz que devemos tirá-lo, sim, mas após um auto-exame. ("Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão" - Mt7:5). Apenas chamo atenção para a crassa incoerência que muitas vezes cometemos no processo.

Quanto a mim continuo não suportando crentes. Não retiro nenhuma das verdades que disse acerca deles. Não! Continuo considerando-as importantes e dignas de serem ditas, embora não me considere mais a pessoa mais digna de dizê-las. Peço a Cristo que me ajude a fazer isso da maneira correta, pelo motivo correto, como Ele faz: não por alguma forma velada de auto-exaltação, não trocando seis por meia dúzia, mas por amor ao próprio condenador. E, pela graça de Cristo, que eu não seja achada neste momento entre eles, com meus discursosinhos por vezes demagógicos e baratos.

7 comentários:

  1. Na realidade, é tudo muito ridículo!!

    Se vc toma consciência do mal (ou do pecado, erro, equívoco, incongruência, incoerência ou qualquer termo q vc queira usar pra designar o q não presta), seja por experiência própria, observação, estudo ou outras formas d conhecimento, em si mesmo e nos outros, só há 2 maneiras d reagir (humanamente falando):

    OU vc bota a boca no mundo, apontando tudo o q está errado no mundo e em vc mesmo, sem muita piedade e q tudo se exploda OU vc se cala completamente!!

    Se vc escolhe a primeira opção, vc passa a ser tachado como doido varrido q só pensa em criticar e acabar com o mundo e não apresenta solução (como se alguém tivesse uma pra apresentar)!! Nesse caso, vc pode até se assustar consigo mesmo, com a crueldade d seu próprio pensamento e condição e se deparar com a total falta d solução para o caso!!

    Se vc escolhe se calar, o mundo sucumbe nas suas próprias misérias e vc mesmo se mata por guardar dentro d si só o q não presta e por não jogar isso pra fora!!

    Então, a solução lógica (e taxada certamente como pessimista) é a hecatombe universal d tudo o q se possa se referir ao ser humano!!

    Ou q Jesus Cristo interfira d uma vez por todas nessa história e crie outra espécie d ser vivente, com melhor coerência e sanidade!!

    ResponderExcluir
  2. Texto absoluta e verdadeiramente singular!

    ResponderExcluir
  3. Não suporto a maioria dos "novos" crentes, metidos a inteligentes, cheios de "fé", predestedinados a alguma coisa de sucesso, sem conhecimento de nada, que só repetem o que escutam nas igrejas, principalmente cobrança de dizimos e ofertas

    ResponderExcluir
  4. Realmente seu texto traz reflexão para o mundo cristão, não a nada a dizer somente que ai estão escritas palavras verdadeiras, parabéns e obrigado por me ajudar para que eu tire a "trave do meu olho".

    ResponderExcluir
  5. Os evangelicos sao ridiculos eles sao falsos e hipocritas e estao sempre pregando o que Jave odeia que é julgar os outros, se achar superior, falar sem conhecimento da palavra enfim sao todos muito estupidos acho que um evangelico é mais satanico que um satanico pois eles pelo menos sao verdadeiros e creem verdadeiramente e o evangelico é mais parecido com o diabo pois é mentiroso e filha da puta.

    ResponderExcluir
  6. PRA MIM ISSO N É NEM RELIGIAO ESSA COISA RIDICULA PRA CRER EM CRISTO OU VC É JUDEU OU CATOLICO FORA ISSO CREIA EM OUTRO DEUS. ESSES EVANGELICOS SAO UNS IMBECIS RETARDADOS QUE É O INVERSO DO QUE JESUS PREGOU INTERPRETAM A PALAVRA DE DEUS PARA O PIOR LADO POSSIVEL, JULGAM OS OUTROS, SAO PRECONCEITUOSOS, HIPOCRITAS E SE ACHAM SUPERIOR E NAO TEM UMA CRENÇA UNIVERSAL CREEM EM QUALKER COISA QUE UM PASTOR DIZ E N VAI DE ACORDO COM O EVANGELIO SAO TODOS ESTUPIDOS SAO PESSOAS DE BAIXO QI E SEM SENSO CRITICO POIS CREEM EM QUALKER PORCARIA QUE OS PIORES PASTORES DIZEM COMO 1 + 1 = 3

    ResponderExcluir
  7. Pior de tudo isso é o amor,falam tanto de amor...que amam aqui e acolá,é sério ? um amor fajuto e sem sentido,amar é muito forte....hoje maioria deles amam julgando e derrubando para obter os seus objetivos materiais ....céu? que céu....eles nem falam mais disso nem entre eles...final dos tempos,não gosto desse povo que usam uma imagem tão tranquila de Deus ,para ter uma boa imagem aff.

    ResponderExcluir

Não se reprima.