quarta-feira, 30 de junho de 2010

O que é santidade? VII

Chegamos ao ponto final. Eu sei que havia prometido em algum lugar encerrar esta minissérie (nem tão mini assim) em 6 posts, mas não me controlei, pronto.

Recapitulando o que vimos aqui: santidade e vitória sobre o pecado são possíveis. Aliás, é impossível não obtê-las ao andar com Cristo. Mas santidade e vitória sobre o pecado não são de nossa alçada; são o resultado da caminhada com Cristo. Ele quem prometeu santificação, logo, o cristão entrega toda a sua vida a Ele e ELE que se vire para torná-lo santo. (Não se preocupe, Ele se vira nisso muito bem). De modo que o alvo principal da vida cristã é permanecer em Cristo, e não se concentrar em qual nível da escala de santidade você se encontra. Acontece que tem muita gente se enganando e se deixando enganar por essa fixação em santidade, ao invés de deixá-la a cargo de quem de direito. Daí é que surgem aquelas séries de pretenso “reavivamento” nas igrejas, cuja atração, longe de ser Cristo, é a satanização de tudo.

Quer saber a verdade, minha gente? Satanás infiltrou suas mentiras em nossos púlpitos. Sabemos que ele tem sido vitorioso alastrando coisas como promiscuidade doutrinária e sexual nas igrejas, mas esse não é seu único método. Ele possui estratégias mais sutis. Desde muito tempo, crendo ensinar santidade, os pastores, os líderes, os membros das igrejas, estão empenhados em ensinar o povo a pecar. Sim, pois, TUDO o que não provém de fé é pecado” (Rm14:23).

Entenda, não há NADA bom em mim e em você (Rm3:11-18). Tudo aquilo que podemos fazer de genuinamente bom e altruísta vem de DEUS. TUDO o que não provém de fé é pecado”. TUDO. Até mesmo coisas boas, até mesmo nossa justiça (Is64:6), até mesmo buscar santidade e vitória sobre o pecado é pecado.

Cristo já conseguiu essas coisas. Antes de buscá-las, devemos buscar Àquele que já as conseguiu. Devemos buscar Cristo primeiro, de onde procede toda boa dádiva e todo dom perfeito” (Tg1:17), e, certamente, vitória sobre o pecado e santidade nos serão acrescentadas (Mt6:33).

O cristão não vive em função de santidade. Aliás, o cristão não vive em função de nada que não seja Cristo. Primeiro se busca a Cristo e fatalmente a santidade virá no pacote. Mas, buscar santidade não significa buscar a Cristo. Nesse caso, a ordem dos fatores altera drasticamente o produto. E, como vimos, o produto de um cristianismo fundamentado em busca por santidade não é nada bom.

Percebe agora uma das razões porque muitos se frustram e até abandonam o cristianismo? Durante toda a vida, a maioria de nós foi adestrada a viver um cristianismo inventado. Um cristianismo de plástico. Recebendo doses cavalares ou homeopáticas dessa heresia com roupagem santa. Têm mesmo toda razão em abandonar tal espécie de religião apostatada.

Você não imagina o quanto eu gostaria de possuir suficiente habilidade verbal para lhe dizer O QUANTO esse conceito antibíblico de santidade como causa da vida espiritual, bem como o conceito de abandono dos pecados como alvo da vida cristã, são nefastos.

Converse com diferentes tipos de incrédulos e preste atenção em como, curiosamente, muitas vezes o diálogo caminha para a questão da impossibilidade de se viver conforme os padrões exigidos pela religião e o sentimento de culpa e frustração que isso gera. Claro! Só pode! Não é de admirar que tantos enxerguem a religião como algo pernicioso. A religião de grande parte dos religiosos de fato o é.

Você, porém, de agora em diante, sempre que ouvir qualquer conversa, sermão ou palestra na qual se coloque santidade e vitória sobre o pecado como alvo primeiro da vida cristã terá base bíblica suficiente para fugir e, com espírito cristão, alertar a outros do sutil engano.

Se você esteve concentrando sua vida cristã nisso, não se preocupe, a maioria de nós também estivemos. E, vez por outra, ainda caímos na armadilha. Mas, agora, você tem a chance de permitir que Deus conserte sua vida e coloque as coisas no rumo certo, e assim, por tabela, permitir que “o mesmo Deus da paz [lhe] santifique em tudo” (1Ts5:23).

Não estou aqui numa cruzada anti-institucional, anti-liderança nem nada disso. Estou apenas dizendo (e evidenciando biblicamente) que nem tudo o que ouvimos - mesmo em nossas amadas igrejas - é bíblico. Boa parte de nós aceita essa verdade, mas não reconhece as implicações dela. Isso implica provar TUDO pela Palavra. E provar TUDO pela Palavra implica provar TUDO MESMO. Cada palavra dos líderes, pregadores, pastores, escritores, cantores e membros comuns. Cada verso dos hinos consagrados pela cristandade tradicional ou pelo filão gospel moderno. Cada parte da doxologia de cada culto que você vê, por mais antiga e solene, ou contemporânea e animada que seja. Os clichês gospels e todo o senso comum religioso existente nas igrejas e em nossa sociedade. Provar a você mesmo, suas filosofias, suas crenças, seus conceitos, suas verdades absolutas. Enfim, “à lei e ao testemunho. Se eles não falarem desta maneira jamais verão a alva” (Is8:20). Pois, “se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus” (1Pd4:11). E o que não estiver de acordo com isso, “seja anátema” (Gl.1:8 e 9). Talvez você se impressione com a quantidade de coisa extra ou antibíblica que lhe é imposta como mandamento divino, imposta até por você mesmo.

Lembre-se, há um só caminho. Uma só porta (Mt7:13-14). E Cristo é o Caminho (Jo14:6). Cristo é a porta (Jo10:7). As igrejas pregam isso, mas, infelizmente, têm colocado tantos caminhos pelo caminho e pintado tão diversas portas que o que vemos boa parte das vezes não passa de uma caricatura do cristianismo. Uma espécie de Babilônia de doutrinas soteriológicas cobertas de misticismo e superstições tão inúteis (redundância! Existe superstição útil?) que angustiam. Sério! Angustia-me de verdade! Deus nos livre! “Sai dela, povo Meu” (Ap18:4)!

Não estou lhe convidando para, necessariamente, sair da denominação na qual você está. A Bíblia está lhe convidando para, esteja em qual denominação estiver, julgar TUDO à luz da Palavra.

Incrível como um anjo caído e vencido engana tão bem os supostos crentes, não é mesmo? Basta vir com um papinho pretensamente piedoso, falando em santidade e coisa e tal... Aí, aquele lado moralista de meia-tigela que habita a maioria de nós, aflora e fala mais alto que os ditames da Palavra de Deus. Acorda, minha gente! Bíblia!

Não importa o quanto algum raciocínio aparente sabedoria e piedade (Cl.2:20-23). É bíblico? Abracemos, não importa o quão doloroso seja. Não é bíblico? Sai fora!

Chega de cair em sermões inflamados, oratória envolvente, ideias bonitas e frases impactantes, mas vazios de verdade e profundidade bíblica de fato.

Chega, povo! Vamos pra Bíblia! E não estou falando apenas de livros, revistas, conversas, debates e blogs sobre a Bíblia. Estou falando de Bíblia mesmo. Nada contra eles, são muito valiosos até certo ponto. Mas por que será que às vezes acaba sendo tão mais fácil nos determos nas palavras de algum célebre (ou não) autor cristão do que demorar-nos na Palavra de Cristo em si, não é verdade? Vamos acabar com isso?

Pelo amor de Deus, querido, aprenda a filtrar o cristianismo apartando-o dos mitos que o rondam. O cristianismo real funciona, liberta e salva. Mas, para poder discernir entre um e outro, você precisa estar alicerçado sobre a Rocha, e não construir sua casa sobre a areia movediça das filosofias humanas (Mt7:24-27).

“Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos” (2Co13:5). Aceita o desafio? Examinemos todas as coisas (1Ts5:21) à luz da Palavra.

Nossa minissérie sobre santidade terminou, mas nossa macro-série sobre conceitos continua. Prosseguiremos aqui aprendendo juntos a ser bíblicos, e assim não sermos agitados “por todo vento de doutrina” (Ef4:14). Muitos utilizam essa passagem apenas quando o assunto é Trindade, Lei, criacionismo, estado do homem na morte, etc., e não se preocupam em ser levados por ventos de doutrina quando a questão não tem uma cara tão especificamente doutrinária, mas atinge diretamente seu cotidiano como cristão - assim como se dá com este tema da santidade e os que veremos ainda nesta série.

Oro para que você não permita que isso aconteça em sua vida e para que esta série lhe seja útil neste intento.

2 comentários:

Não se reprima.